Prefeitura inicia recolhimento de resíduos eletrônicos

22/09/2014 - 12h:53m

Na próxima sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove o primeiro dia de recolhimento de resíduos eletrônicos e volumosos. A ação vai ocorrer das 8 às 14 horas em vários pontos da cidade. Todo o material será destinado a uma empresa licenciada para este tipo de recolhimento. A iniciativa, ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Secretaria dos Balneários e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos ao qual a Prefeitura está se adequando.

O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos já foi encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação. Vale ressaltar que resíduos eletrônicos têm logística reversa, ou seja, devem ser recolhidos pelos fabricantes, mas como isso não vem ocorrendo, a Prefeitura antecipou o recolhimento levando em conta a importância da ação.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Vollrath, a primeira coleta é uma espécie de projeto piloto e que a partir do resultado desta ação serão definidas questões como periodicidade do recolhimento. “Estamos cuidando do meio ambiente de São Francisco do Sul e esperamos contar com a colaboração de toda a população. A ideia é reduzir consideravelmente a disposição irregular desse tipo de resíduo em terrenos baldios e margem de estradas e rodovias”, explica Vollrath.

Serão recolhidos os resíduos eletrônicos como geladeiras, fogões, fornos micro-ondas, fornos elétricos, televisores, rádios, computadores, entre outros. Também serão recolhidos pilhas, baterias e resíduos volumosos, como resto de móveis.

O caminhão da coleta vai passar na região dos balneários, iniciando a partir da Polícia Rodoviária Estadual (Iperoba), contemplando Sandra Regina, Ubatuba, Capri, Forte, Majorca, Enseada, Prainha e Praia Grande. Itens como tubos de imagens (sem a caixa do televisor) e lâmpadas fluorescentes não serão recolhidos.

Além disso, pontos de coleta estarão à disposição da comunidade para receber resíduos de pequeno volume:

Escola Municipal João Germano (Iperoba)

Escola Dr. Rogério Zattar Júnior (Sandra Regina)

Escola Municipal João Dias (Forte)

EBM Ida Beatriz B. de Camargo (Majorca)

CMEI Raio de Sol (Itaguaçu)

Secretaria dos Balneários (Ubatuba)

CMEI Girassol (Forte)

Subprefeitura (Enseada)

Supermercado Praião (Enseada)

Comercial Pegoretti (Enseada)

No caso de resíduos de maior peso ou volume, os munícipes deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) até o dia 25 de setembro para cadastramento para que a coleta seja feita de maneira adequada. Contatos da SMMA: (47) 3471-2290 ou smma@saofranciscodosul.sc.gov.br