Município oferece cirurgias de vasectomia e laqueadura

01/10/2014 - 13h:25m

A Secretaria Municipal de Saúde começou campanha para a realização de cirurgias de laqueadura e vasectomia em São Francisco do Sul. A ação iniciou em agosto e de lá para cá 26 procedimentos já foram realizados no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça. Para o mês de outubro, 15 cirurgias já estão marcadas e 45 outros processos estão em andamento.

Interessados em fazer o procedimento para deixar de ter filhos devem entrar em contato com a assistente social Jackelyne Cristian Ferraz no Premir, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, às terças e quintas-feiras no período da tarde. Um dos critérios necessários é que o paciente tenha dois filhos vivos e que more em São Francisco do Sul. Por meio de exames, também é feita a avaliação médica.

Até a cirurgia, os pacientes passam por etapas para verificar se estão aptos ao procedimento e se seguem os critérios. Também participam de um grupo com palestras sobre Planejamento Familiar que conta com psicólogo, enfermeiro e assistente social. “A concretização deste projeto é um sonho porque diariamente vemos muitas famílias numerosas passando por dificuldades. Esta ação está beneficiando essas pessoas graças à atuação dos agentes envolvidos nessa causa. Estou muito grata por terem aceitado este desafio”, explicou a assistente social Jackelyne que elaborou o projeto.