Samae anuncia medidas contra falta de água

19/12/2014 - 09h:49m

O final do ano se aproxima e com ele algumas preocupações começam a surgir. Turistas já estão chegando à ilha de São Francisco do Sul para aproveitar as belas praias e passar o Natal e a virada do ano em um cenário encantador. Com a vinda destes visitantes, a população da cidade passa de quase 50 mil pessoas para 200 mil, e a preocupação com o abastecimento de água levou o Samae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) planejar ações para evitar a falta de água.

Na tarde de quinta-feira, 18, o diretor do Samae de São Francisco do Sul, Fernando Ledoux, anunciou essas ações durante entrevista coletiva. Ao todo, o Samae investiu R$4,5 milhões em melhorias que inclui a troca de rede, melhorias na captação de água, além da compra de um gerador próprio e a construção de um novo reservatório. “Este ano tivemos o segundo maior investimento da nossa gestão, construímos um novo reservatório com capacidade para 2,2 milhões de litros no Ubatuba”, acrescentou.

Para Fernando Leudoux, os investimentos realizados pelo Samae garantem a ampliação do abastecimento, mas é fundamental a colaboração dos moradores e principalmente dos veranistas no uso consciente. “Esperamos contar com o apoio da população, é preciso economizar água para que o nosso trabalho tenha valor”, comentou.

Decreto prevê multa para quem esbanjar uso da água

A troca diária da água de piscinas de plásticos e o uso de lavadores de alta pressão são alguns dos exemplos de consumo excessivo de água. A ação, quando flagrada por um fiscal do Samae, pode gerar corte no abastecimento por 48 horas e até multa, de acordo com decreto que está em vigor desde o início do mês.

O decreto prevê que o uso da água distribuída pelo Samae deve ser usada para uso exclusivo das necessidades básicas. Evitando usar nas seguintes situações:

• lavagem de veículos automotores da qualquer espécie, com o uso de água potável distribuída pela rede pública;

• irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como qualquer outro uso de água tratada, que possa significar o uso não prioritário;

• reposição total ou troca de água de piscinas e reservatórios de clubes, entidades ou residências;

• lavagem de calçadas, muros ou pátios de prédios, condomínios ou residências;

• molhar ruas.

Para denunciar uso irresponsável da água, instalação de bombas de forma clandestina na rede, solicitar caminhão pipa ou informar problemas na rede, o telefone disponível é: 3471 2000 - 3444 1233.