Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulga alerta à população

22/01/2015 - 11h:12m

Verão, sol, mar, praia quase sempre trazem boas recordações e sensações de prazer. Mas o litoral tem surpresas nem sempre agradáveis. O paraíso pode se tornar muito desagradável se o banhista não tomar alguns cuidados básicos. Além de se prevenir contra queimaduras solares, desidratação, infecções e picadas de mosquitos. Aquele que se aventura num mergulho ou numa caminhada ao longo da praia ou do costão rochoso tem que se preocupar também com os animais marinhos que ali vivem. Conhecê-los um pouco é essencial para evitar acidentes e aliviar preocupações e medos desnecessários.

Evite banhos em praias onde aconteceram acidentes recentes por águas vivas e caravelas. Em caso de contato com estes animais, remova os tentáculos com luvas, pinças ou a lâmina de uma faca. Não esfregue a região do ferimento. Aplique compressas com água do mar gelada ou bolsas de gelo; utilize compressas de vinagre para desativar o veneno. Não lave com água doce, nem use álcool ou urina.

Em locais rochosos ou com pedras soltas, caminhe sempre com os pés protegidos por um calçado firme de solado antiderrapante (tênis ou sapatilha). Rochas geralmente são cobertas por cracas e ostras, que têm bordos muito cortantes. Por causa da presença de bactérias e fungos na superfície desses animais, é comum a ocorrência de infecções secundárias nos ferimentos. Cuidado adicional deve ser tomado em locais poluídos, pois cortes e ferimentos são portas abertas para infecções por bactérias que podem ser graves. Portanto, todo o cuidado é pouco. Fique longe das áreas com grandes populações de ouriços-do-mar, pois estes são responsáveis pela maior parte dos acidentes envolvendo organismos marinhos.

Caranguejos e siris possuem pinças ou garras que podem causar beliscadas fortes e cortes. Tome cuidado ao manuseá-los, se não conhecer a técnica correta.