Nota Oficial

23/01/2015 - 13h:13m

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul esclarece a todos os usuários dos balneários que na condição de permissionária da faixa de areia perante a Secretaria de Patrimônio da União não requereu a atividade esportiva de parapente dentro do elenco de usos recreativos que foram autorizados. Outrossim, esta atividade esportiva não é apropriada em locais com grande fluxo de banhistas, pois a prática deste esporte exige amplos espaços vazios para manobras e faixas de areia largas sem obstáculos de qualquer natureza, especialmente árvores e redes de distribuição de energia. Tais características de segurança tornam inviável a prática desta modalidade esportiva nos balneários urbanos de São Francisco do Sul, especialmente em período de temporada de veraneio. Verificou-se também que no dia 18 de janeiro ocorreu um incidente com um parapente e dois banhistas no Ubatuba, próximo das 18h, na região da Rua Campo Alegre, situação que por pouco não teve consequências trágicas. Neste sentido, solicitamos ao praticantes deste esporte que procurem locais apropriados e autorizados, pois não é permitido e recomendável a sua prática nas faixas de areia das praias urbanas do Município. A Fiscalização de Obras e Posturas, que vem monitorando a temporada de veraneio, alerta que em caso de descumprimento, haverá notificação, multa e apreensão do equipamento. Agradecemos a compreensão em nome da segurança dos banhistas, moradores e usuários e salvaguarda da vida humana.