Procon alerta sobre clonagem de cartões
O Serviço de Defesa e Proteção do Consumidor, o Procon, de São Francisco do Sul informa que nos últimos dias recebeu muitas reclamações relativas à clonagem de cartão de crédito ou débito. Por isso, o órgão dá dicas de como não cair nesse golpe, veja:
- A conferência das movimentações realizadas na conta corrente ou ainda os lançamentos do cartão de crédito deve ser um hábito constante;
- Ao constatar o problema, o consumidor deve solicitar imediatamente o bloqueio do cartão ou cancelamento, lembrando sempre de anotar o número dos protocolos de atendimento e guardar comprovantes como e-mails enviados e recebidos;
- Antes ou depois da solicitação do bloqueio registre um boletim de ocorrência;
- Após o registro do boletim de ocorrência o consumidor deve entregar ao banco carta de contestação, a qual é disponibilizada pelos bancos (o PROCON também disponibiliza modelo). Junto à carta, o consumidor pode anexar cópia do boletim de ocorrência, das faturas ou extratos e, ainda, descrever os números de protocolos de atendimento;
- Caso a instituição financeira não resolva o caso o consumidor deve procurar o PROCON ou o Juizado Especial Cível (JEC).
O Procon informa também que qualquer movimentação realizada com cartões clonados é de inteira responsabilidade do banco.