Procon alerta sobre clonagem de cartões

28/01/2015 - 08h:19m

O Serviço de Defesa e Proteção do Consumidor, o Procon, de São Francisco do Sul informa que nos últimos dias recebeu muitas reclamações relativas à clonagem de cartão de crédito ou débito. Por isso, o órgão dá dicas de como não cair nesse golpe, veja:

- A conferência das movimentações realizadas na conta corrente ou ainda os lançamentos do cartão de crédito deve ser um hábito constante;

- Ao constatar o problema, o consumidor deve solicitar imediatamente o bloqueio do cartão ou cancelamento, lembrando sempre de anotar o número dos protocolos de atendimento e guardar comprovantes como e-mails enviados e recebidos;

- Antes ou depois da solicitação do bloqueio registre um boletim de ocorrência;

- Após o registro do boletim de ocorrência o consumidor deve entregar ao banco carta de contestação, a qual é disponibilizada pelos bancos (o PROCON também disponibiliza modelo). Junto à carta, o consumidor pode anexar cópia do boletim de ocorrência, das faturas ou extratos e, ainda, descrever os números de protocolos de atendimento;

- Caso a instituição financeira não resolva o caso o consumidor deve procurar o PROCON ou o Juizado Especial Cível (JEC).

O Procon informa também que qualquer movimentação realizada com cartões clonados é de inteira responsabilidade do banco.

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