Informações da Defesa Civil

19/02/2015 - 12h:41m

A Defesa Civil de São Francisco do Sul informa que as demandas de competência da Defesa Civil ou mesmo aquelas que a comunidade não consegue distinguir a responsabilidade do órgão competente, devem ser protocoladas por telefone, e-mail ou pessoalmente.

Confira os contatos:

3444 0407 ou 199;

coordenadoriadefesacivil@saofranciscodosul.sc.gov.br.

Para fazer o registro das demandas é preciso fornecer nome completo, endereço de correspondência e de moradia, telefone e e-mail, além de informações dos riscos ou problemas existentes (exemplo: queda de árvores, deslizamentos, alagamentos, enchentes, ressacas, destelhamento, descargas elétricas, etc.).

A Defesa Civil informa que após abertura de protocolo será feita vistoria pela equipe técnica que emitirá laudos e pareceres técnicos orientando para as soluções dosriscose/ou problemas,sobre as responsabilidades dos proprietários dos imóveis ou órgãos e empresas públicas e privadas, onde cada caso se enquadrar.

Corte de árvores

Quando for necessário podar ou cortar árvores que possam comprometer a rede elétrica é preciso abrir protocolo diretamente na ouvidoria/atendimento da Celesc. Nesses casos é preciso pedir autorização, laudos e pareceres e a responsabilidade da poda e ou corte das árvores é de responsabilidade da companhia. Contatos: 0800-480196 e 3444-2479.
Árvores em propriedade particular são de responsabilidade do dono do imóvel, mas é necessário autorização para o corte de árvores. Quando apresentar algum tipo de risco, pode ser pedida para a Defesa Civil do município e em casos que não apresenta risco, solicitada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Emergências

Acidentes e problemas emergências e que necessitam de atendimento às vítimas, os primeiros a serem contatos devem ser sempre o Corpo de Bombeiros Voluntários, através do número 193.

Iluminação Pública

Para solicitar reparo na iluminação pública, é preciso abrir protocolo direto com a empresa responsável SQELuz, através do telefone 0800-6456405.

Importante


A Defesa Civil informa, também, que todas as ações para evitar acidentes e para recuperar perdas dentro das propriedades particulares são de responsabilidade do proprietário, exceto demandas de vias e espaços públicos. Tratando-se de proprietários em situação social vulnerável, os casos serão analisados para posterior solução de apoio não eximindo das suas responsabilidades.

Aguarde