Nossa Senhora da Graça completa três anos de atuação em SFS

03/07/2015 - 16h:52m

Reconhecido pela sua estrutura moderna, o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, de São Francisco do Sul, completa este mês três anos de atendimento no município. Na tarde do dia 4 de julho de 2012, a unidade hospitalar, que leva o nome da padroeira da cidade, foi entregue à comunidade francisquense com o propósito de melhorar as condições de saúde da população. O Hospital foi inaugurado com maternidade, centro-cirúrgico, serviços de diagnóstico e pronto-atendimento de urgência e emergência, em um terreno de aproximadamente 12.000 m² e área construída de mais de 4.000 m².

Desde o planejamento, passando pelas diversas etapas da construção até a inauguração do HMMNSG, muitas equipes de secretarias e demais setores estiveram engajadas no projeto, entre eles o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Olivet, que na época fazia parte da Secretaria de Saúde. Chamado para integrar a equipe em 2009, o secretário foi um dos responsáveis pelo acompanhamento da implementação do Hospital no município e se recorda bem de como tudo começou. “Existiam apenas quatro paredes construídas no local quando assumi o compromisso de auxiliar no projeto da obra. Em praticamente dois anos e meio conseguimos executar as tarefas para contar com a estrutura de hospital que temos hoje”, relembra. A obra contou com recursos da Prefeitura de São Francisco do Sul, Governo Federal, Governo do Estado e iniciativa privada.

Com a instauração do novo hospital no município, novas técnicas cirúrgicas começaram a ser oferecidas à população francisquense, inclusive prestando atendimento a pacientes de cidades vizinhas. Com o passar dos anos, a unidade, junto das secretarias municipais, buscou ampliar e efetivar recursos para atender cada vez mais as necessidades dos francisquenses. O Hospital passou a realizar - além dos procedimentos convencionais - mutirões de cirurgias (catarata, vasectomia, laqueadura, hérnia), exames de endoscopia e colonoscopia, cirurgia por meio de vídeo (videolaparoscopia) - cuja técnica é menos invasiva e realizada com mais precisão - cirurgia ortopédica através do Arco em C, e um dos mais recentes procedimentos inédito no estado, conhecido como diverticulomia. “Reduzimos fila de espera de pacientes que aguardavam anos por uma melhor saúde, esperaram muito tempo para voltar a enxergar. Fico muito orgulhoso ao ver o que o nosso hospital é hoje”, comemora o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.

Para os francisquenses, o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça se tornou a maior e mais importante estrutura de saúde pública do município. Um exemplo claro são as estatísticas de atendimentos realizados pela unidade. De 2012 até este ano, o hospital contabilizou saltos significativos. Somente no ano passado, em uma média mensal, o número de atendimentos superou os anos anteriores (2012-2013), batendo o recorde de 58 mil pessoas assistidas, quase 5 mil a mais do que no ano anterior.

Com a aquisição dos novos equipamentos, o Hospital também registrou aumento nos procedimentos cirúrgicos. Em 2012, a unidade contabilizou somente 115 cirurgias realizadas, mas no ano seguinte houve um aumento e o balanço final chegou a 366 procedimentos cirúrgicos. Já em 2014, esse aumento foi ainda mais significativo e o Hospital finalizou seus indicadores com 868 cirurgias feitas.

A unidade se destaca ainda no setor de obstetrícia e de maternidade.

Contabilizando procedimentos de parto normal e cesárea, em 2012 foram 136.

Em 2014, nasceram 453 crianças. Para o prefeito, esses dados representam um divisor de águas na saúde francisquense. “Lembro-me bem do primeiro nascimento na maternidade que foi muito comemorado. Somos uma referência na região, pois estamos bem equipados e qualificados para realizar procedimentos cirúrgicos, partos e atendimentos de emergência”, avalia o prefeito que fez alusão ao primeiro parto realizado no novo hospital.

Andriely de Oliveira Mendes nasceu no dia 8 de julho de 2012, com 2.950 kg e

46 cm. Hoje, a menina já frequenta o Centro Municipal de Educação Infantil e se prepara para comemorar o seu aniversário de três anos.

De lá pra cá: As mudanças e os planos futuros

Em abril deste ano, o prefeito Luiz Roberto de Oliveira oficializou a parceria entre o Instituto Acqua e o Hospital. O Instituto, que conta com mais de 16 anos de atuação no país, venceu o edital de licitação, e tem como principal proposta o auxílio nas demandas do hospital, além de viabilizar a possibilidade de novos serviços.

O diretor financeiro administrativo e atual presidente interino do Hospital, Valderi Ferreira, já delineou o plano prioritário para a unidade. “Temos qualidade no setor de obstetrícia e maternidade, mas queremos tornar a saúde da mulher uma referência. Zeramos a fila de cirurgias de laqueadura e queremos nos voltar às ações de orientação. Nesse curto prazo percebemos que, assim como em outros municípios, aqui também existe um número considerável de mulheres muito jovens grávidas e é preciso dar mais suporte a essas futuras mães”, ressalta.

Além da prioridade na saúde da mulher, os trabalhos educativos na área da saúde, envolvendo palestras e oficinas nas escolas, atividades com idosos em parceria com os Conselhos, equipe multifuncional de humanização e a criação de um laboratório de exames próprios para otimizar o tempo dos tratamentos também são projetos previstos pela nova administração do Hospital. “Nosso foco é trabalhar para a comunidade, não somos uma unidade lucrativa. Nosso maior lucro é ver que as pessoas são tratadas bem e estão bem”, finaliza o diretor Valderi.

Atualmente, a unidade hospitalar conta com 38 leitos ativos, 31 médicos, 66 técnicos, 15 enfermeiros, além de um médico fixo na internação, que acompanha diariamente evolução dos pacientes. Um dos funcionários com mais tempo de atuação no Hospital é o gerente de enfermagem Henrique Schultz, que constata uma evolução tanto nos atendimentos prestados pelo Hospital, quanto à evolução da unidade. “Aqui nós temos uma estrutura que supre com as necessidades do Hospital, inclusive com aparelhos de última geração. Isso nos garante um progresso frequente”, afirma.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde