São Francisco do Sul promove ações contra as hepatites virais

27/07/2015 - 13h:48m

O dia 28 de julho é lembrado como a passagem do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites e para alertar a população sobre os riscos dessas doenças são realizadas ações de prevenção, coordenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), por meio das gerências de DST, AIDS e Hepatites Virais em conjunto com os municípios.

Em São Francisco do Sul, a mobilização inicia nesta segunda-feira (27) e segue até na sexta-feira (31), com a realização gratuita dos exames de teste para o diagnóstico de hepatite B e C, além das ações de orientação através de panfletagem. No município, a campanha tem como público-alvo os caminhoneiros e será realizada em dois pontos principais: a Associação dos Caminhoneiros Autônomos e na Cotracarg, às margens da BR-280.

Para reforçar a campanha, as unidades de saúde de São Francisco do Sul vão oferecer a vacina contra a Hepatite B durante toda a semana. Os interessados podem procurar os postos de saúde durante o horário de almoço. Segundo a coordenadora do programa DST, AIDS, Hepatites virais e Tuberculose, Maria Aparecida Loydi, São Francisco do Sul conta com 257 pacientes cadastrados no programa contra Hepatites e a maioria dos casos da doença atinge o sexo masculino. Se não for tratada ou controlada, a hepatite B ou C podem levar a um estado avançado de danificação do fígado (cirrose) e outras complicações, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática.

Saiba mais:

Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) revelam que no Brasil existem cerca de 170 milhões de pessoas com hepatites virais. Em Santa Catarina, foram registrados 789 casos novos de hepatite C e 1.134 casos novos de hepatite B em 2014. Estima-se a ocorrência de mais de 500 mortes ao ano por doenças relacionadas às hepatites, como cirrose e câncer de fígado, somente em Santa Catarina. Nos últimos dez anos, mais da metade dos casos desses dois tipos da doença atingiram o sexo masculino.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde