Projeto Gerando Oportunidades inicia na próxima semana

30/07/2015 - 09h:49m

Será assinado na próxima terça-feira (4), às 15 horas, o convênio do Projeto Gerando Oportunidades, destinado a reintegrar ao núcleo social os apenados da Unidade Prisional Avançada (UPA) da Ribeira, no bairro Miranda. O evento será na UPA e ainda prevê a aula inaugural.

O projeto, fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Conselho da Comunidade da Comarca de SFS, Poder Judiciário e Secretaria de Justiça e Cidadania, é focado nos presos que cometeram crimes leves e, além da reintegração, diminui a pena. A cada três dias de participação nas atividades do projeto, um dia de pena é reduzido. As secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Saúde e a Fundação Cultural também estão envolvidas no projeto.

Cerca de 100 apenados da unidade terão a oportunidade de capacitação através de aulas de alfabetização ministradas por professores contratados pela Secretaria de Educação. Outras atividades devem ser colocadas em prática como o trabalho de reciclagem de papel, parceria com a Fundação Cultural, além de contarem com assistência psicossocial e atendimento médico. “A Constituição diz que devemos oferecer assistência, cultura, educação, saúde para todos e esse é o trabalho do Poder Executivo por intermédio das parcerias. Queremos preencher as lacunas daqueles que estão cumprindo sua pena através dessas atividades”, conta a secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Clarice Portella de Lima.

O desenvolvimento da capacitação tem como objetivo oferecer aos apenados melhores oportunidades no mercado de trabalho após cumprimento da pena. A contratação de cinco apenados, que estejam em regime semiaberto, para desenvolver serviços para o município também está prevista no projeto. A renda do trabalho poderá ser enviada à família ou depositada em conta para que o apenado usufrua após período de reclusão. “Oferecer oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho e educação é o melhor caminho para que o apenado consiga seu espaço na sociedade, sem ter que voltar para a vida do crime. A oportunidade deve ser para todos”, assegura o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira.

Segundo o juiz da Vara Criminal da comarca de SFS, Gustavo Schwingel, o perfil dos detentos, que relaciona que 70% dos reclusos não possuem o primeiro grau completo, pesou na estruturação do projeto. “A capacitação do recluso que se agregada à vontade do agente propicia oportunidade para locação em posto de trabalho, fator decisivo para o acolhimento do egresso em detrimento da reincidência. Tem-se, desta forma, o ensino como um instrumento para benefício de todos”, complementou Schwingel .