Iniciam as comemorações do centenário do Forte Marechal Luz

09/10/2015 - 15h:11m

O Forte Marechal Luz completa 100 anos em dezembro deste ano e desde já as comemorações para este dia estão sendo preparadas. Nos dias 11, 15 e 16 de outubro uma programação especial marca o centenário, em São Francisco do Sul. Um cruzeiro para velejadores, saindo de Paranaguá em direção a São Francisco do Sul, abrirá o evento, no domingo, dia 11. Além disso, palestras, a abertura da exposição itinerante sobre o sistema defensivo de Santa Catarina, a apresentação do livro "As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786″ e o cerimonial no Forte Marechal Luz fazem parte da programação do evento, organizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, junto do Projeto Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina e Comando do Forte Marechal Luz. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, conta ainda com o apoio do Instituto Federal Catarinense, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro e Museu do Mar. “O Forte Marechal Luz imprimiu no imaginário das pessoas, uma imagem muito forte da característica de guarnição e isso ficou conservado na memória de nosso povo”, ressalta a coordenadora do Museu Histórico de São Francisco do Sul, Andréa de Oliveira.

Saiba mais: O Forte Marechal Luz está localizado na ponta e morro de João Dias (Morro do Forte), na barra norte da Baia Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina. O forte foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 1915, embora a ideia de sua construção já existisse desde 1822, incitada pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul. A Instituição pedia a criação de uma "Companhia de Artilharia", para fortificar os morros de João Dias, Sumidouro, Ponta da Cruz, Hospício e demais pontos ameaçados pelos castelhanos. Entretanto, somente em 1909 as terras necessárias à sua construção foram adquiridas pelo Governo Federal, iniciando-se nesse ano a sua construção. Atualmente, o Forte Marechal Luz funciona como atrativo turístico e também como colônia de férias. Está aberto à visitação do público diariamente, das 8h às 11h30 e, à tarde, das 13h30 às 17h e o ingresso custa R$ 2. Crianças menores de 12 anos e idosos maiores de 60 não pagam entrada.