Projeto de educação patrimonial capacita professores da rede municipal

03/05/2016 - 13h:30m

O projeto de capacitação “Educação Patrimonial: cultura, memória e identidade”, idealizado pela Fundação Cultural de São Francisco do Sul, vêm apresentando grande envolvimento dos professores da rede municipal de ensino. O projeto iniciou no mês de março e já conta com a quarta turma participante, que começou as oficinas na manhã desta terça-feira (3). A ideia principal é capacitar professores e especialistas para que eles possam atuar em ações conjuntas ou individuais na preservação da memória e identidade cultural de São Francisco do Sul.

Para promover a capacitação é utilizada a metodologia de oficinas com o reforço das aulas de campo. Ao final, os professores participantes elaboram um artigo para apresentar o resultado da especialização. A expectativa da Fundação Cultural é de que mais de 300 profissionais da rede municipal de educação sejam capacitados até novembro deste ano, quando encerra o projeto.

De acordo com a orientadora educacional da Secretaria de Educação, Roseli Gonçalves França da Silva, o projeto contribui para o fortalecimento dos professores em relação à cultura francisquense. “Eu acompanho os grupos de professores que participam, por isso, observo que estão aproveitando e multiplicando os conhecimentos adquiridos nas oficinas”, revela.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e também de instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade da Região de Joinville (Univille), Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), ArcelorMittal e Açores de Portugal.

O presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho, destaca o motivo pelo qual o projeto está caminhando bem. “Estamos trabalhando com o capital intelectual da cidade, que são os professores, e eles tem sido muito receptivos com os conhecimentos repassados. Estamos conseguindo alcançar nosso objetivo que é discutir a temática do patrimônio cultural e seus desdobramentos”, afirma.

Autor:
Fonte:
Link da fonte:

Download das fotos em alta resolução

Aguarde