Presença de toxina interdita venda de ostras e mexilhões

30/05/2016 - 10h:54m

Desde quinta-feira da semana passada, está proibida a retirada, venda e consumo de quatro tipos de moluscos (ostras, mexilhões, vieiras e berbigões) em todo o estado. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. A causa da interdição é a presença de uma toxina que pode causar intoxicação alimentar.
Exames laboratoriais feitos nos últimos dias pelo Laboratório Laqua-Itajaí/IFSC detectaram a presença da toxina diarreica na localidade da Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, e alta contagem de algas produtoras dessas toxinas nas localidades de Enseada do Brito, em Palhoça, Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, ambas na Grande Florianópolis, e Laranjeiras, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
A secretaria informou, ainda, que novas coletas de ostras e mexilhões serão realizadas para monitoramento das áreas de produção e possível liberação. “Os resultados dessas análises definirão a liberação ou manutenção da interdição das áreas afetadas”, diz a nota da secretaria.


Autor:
Fonte:
Link da fonte:

Download das fotos em alta resolução

Aguarde