Obras da fiação subterrânea em SFS iniciam em agosto

30/06/2016 - 18h:10m

O Centro Histórico de São Francisco do Sul com seus mais de 150 prédios dos tempos coloniais que representam um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Brasil, em breve, contará com uma paisagem sem poluição visual.
Foi assinada na tarde desta quinta-feira (30), a ordem de serviço para início das obras de instalação de rede subterrânea no Centro Histórico. A cerimônia, realizada no Terminal Marítimo de Passageiros, contou com a presença do prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, do governador do Estado, Raimundo Colombo, do diretor comercial da Celesc, Eduardo Cesconeto, e da secretária executiva de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm.
Com as obras de fiação subterrânea, a poluição visual causada pelos postes e fios será eliminada. Outros benefícios são a redução da manutenção da rede sem constantes interrupções no fornecimento de energia, a preservação do meio ambiente, levando em conta que a obra proporciona melhor conservação e expansão da arborização, além da segurança à rede elétrica, que ficará protegida de eventos climáticos e colisões de veículos. Durante seu discurso, o governador Raimundo Colombo destacou a grandiosidade da obra. “É uma alegria poder partilhar este momento com o povo francisquense. Esta é uma obra complexa, mas que revelará uma transformação maravilhosa em São Francisco do Sul. Vamos lutar com otimismo e fé para entregar mais este projeto”, afirma.
A obra será executada pela empresa Santa Rita Comércio e Instalações Ltda, com início em agosto e término previsto em 18 meses. Serão instalados mais de cinco mil metros de cabos de média tensão e 36 mil metros de baixa tensão. As obras incluem também a instalação de cinco transformadores de potência total instalada de 1,75 MVA. O diretor comercial da Celesc, Eduardo Cesconeto, também fez considerações a respeito da obra. “Este é um grande investimento. Veremos a valorização da cidade e toda a melhora no paisagismo”, avalia.
O investimento previsto de R$ 4,9 milhões via créditos de ICMS, será aplicado em uma extensão de dois quilômetros, contemplando 11 ruas: Rafael Pardinho, Manoel Lourenço de Andrade, Quintino Bocaiúva, Babitonga, Dr. Lauro Müller, Largo Almirante Moraes Rego, Almirante Guilherme, Marechal Floriano Peixoto, Comandante Cabo, Sete de Setembro e Coronel Carvalho. O prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Zera, comemora mais esta conquista para a cidade. “Hoje eu quero dizer muito obrigado. O que nos move é o nosso trabalho e é através dele que conseguimos dar este passo importante. Ainda há muito o que fazer, mas me sinto muito grato por conseguirmos dar mais este passo e investir na cidade que tanto amamos”, finaliza.

Autor:
Fonte: