Fundação Cultural finaliza projeto de Educação Patrimonial

29/11/2016 - 06h:47m

O projeto “Educação Patrimonial: cultura, memória e identidade”, idealizado pela Fundação Cultural de São Francisco do Sul, concluiu a última turma de capacitação neste mês.
A iniciativa teve como objetivo capacitar professores da rede municipal de ensino para atuarem em ações conjuntas ou individuais na preservação da memória e identidade cultural da cidade. Ao todo, 298 professores participaram deste processo, que iniciou em março deste ano e teve como didática a realização de aulas teóricas juntamente com aulas de campo.
Para a professora Lilian Flores, que integrou a terceira turma do projeto, esta foi uma experiência enriquecedora. “Durante a participação produzimos um artigo, isso permite nosso aprimoramento e, consequentemente, a inovação em sala de aula”, afirma.
A execução do projeto contou com a parceria de instituições educacionais e científicas como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade da Região de Joinville (Univille), Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), ArcelorMittal e Açores de Portugal.
O presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho, conta sobre a satisfação de desenvolver o projeto. “Este trabalho é discutido desde 2011 e este ano finalmente conseguimos colocar em prática. Sua importância é consumada pelo fato de ultrapassar a visão de um projeto comum porque, além do conhecimento, ele propõe a discussão da temática do patrimônio cultural através da ótica da cidade. Foi enriquecedor.”, conclui.

Autor:
Fonte: