Centro Cultural é inaugurado em São Francisco do Sul

20/12/2016 - 09h:19m

Emoção, orgulho e alegria marcaram a inauguração do Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, na tarde desta segunda-feira (19). Localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 249, no Centro Histórico, o antigo casarão será um espaço dedicado à arte, cultura e gastronomia. A obra foi executada pela Prefeitura de São Francisco do Sul, em convênio com o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A obra do Centro Cultural conclui uma etapa importante de equipamentos públicos para a cultura em SFS, com investimentos do IPHAN. “É uma alegria saber que em poucos meses inaugurarmos a Biblioteca Municipal e agora o Centro Cultural em São Francisco do Sul. Nesta cidade que a paisagem compõe um cenário como poucos desse país, e que respira cultura”, ressaltou a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.
Para o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, esta não é a inauguração de uma obra, mas sim de um ícone para o nosso município. “Ao longo desses anos a frente da Prefeitura, vi nossa cidade mudar, crescer, florescer e ficar feliz. O amor está aqui em cada fragmento de arte e este lugar faz renascer a esperança de quem tem talento e agora possui um espaço para ser explorado e dividido”, afirmou.
Após passar por uma ampla restauração e recuperação, o Centro Cultural está pronto para receber exposições, oficinas gratuitas e será palco de apresentações artísticas. “Meu desejo desde o início dos nossos trabalhos foi preservar o patrimônio cultural. Com a ajuda da Prefeitura, pude realizar esse sonho e hoje, materializar a identidade das pessoas com mais esse grande presente”, finalizou o presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho.

Ester dos Passos Rosa

Ester dos Passos Rosa prestou relevante trabalho ao acervo de arte e cultura francisquense. Professora de artes, Ester deu aulas de flores artesanais, pinturas em porcelana, entre outros trabalhos manuais. Realizou também a restauração de imagens Sacras do Patrimônio Cultural da cidade sempre participando de várias exposições.
Artista em diversas vertentes como bordados, crochê, tricô, pinturas e música. Desenvolveu trabalhos sociais, organizou diversas vezes o Salão de Artes da Marinha. Contribuiu muito com a cultura de São Francisco do Sul, tanto que na época foi considerada uma produtora de eventos e atividades culturais.

Filha da Ester: Palavras são poucas para expressar o que estamos sentindo. Amamos muito essa terra e imaginamos quanto nossa mãe está feliz lá em cima por esta homenagem e por essa conquista.

Autor:
Fonte: