Combate à Língua Negra

15/02/2017 - 11h:36m

Atividade entre secretarias da Prefeitura de São Francisco do Sul visa fiscalizar o despejo irregular de esgoto na rede pluvial

Uma ação envolvendo as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde e Obras vai tratar sobre o esgoto lançado irregularmente na rede de drenagem pluvial na praia de Itaguaçu. A primeira atividade foi realizada na manhã de quarta-feira (15/02), com a entrega de ofícios informativos nas residências. As formações das conhecidas “línguas negras” em alguns pontos na areia, têm gerado grave poluição ao meio ambiente, além de problemas de saúde.

“O termo técnico língua negra nada mais é que o esgoto da residência que está ligado diretamente à rede pluvial, sem passar pelo sistema doméstico exigido em qualquer edificação”, destaca Gabriel Conorath, secretário de Meio Ambiente. Neste primeiro momento, todas as propriedades da praia serão informadas sobre a fiscalização e terão um prazo de 15 dias para verificarem o sistema de tratamento de esgoto da sua edificação e desligamento, se houver, de qualquer ligação junto a rede de drenagem pluvial das vias públicas da praia do Itaguaçu.

“Após esse período, o grupo de trabalho formado por diversas secretarias vai realizar a verificação e fechamento da tubulação irregular que for identificada”, informa o secretário. “O responsável pelo imóvel em que for caracterizado o descumprimento da legislação, ficará sujeito a pagamento de multa, conforme a Lei n° 9.6056/98 e Decreto 6.514/08”, acrescenta.

Esta é a primeira atividade da gestão relacionada ao despejo de esgoto na rede pluvial. Outros bairros também serão fiscalizados. “A Águas de São Francisco do Sul tem um cronograma de implantação da rede de saneamento básico. Mas, enquanto os bairros ainda não são contemplados, precisamos ampliar a fiscalização para garantir que o esgoto não seja jogado irregularmente nos balneários, como vemos em Itaguaçu”, complementa Luciano Oliveira, secretário de Infraestrutura. O cronograma de fiscalização de outras localidades está sendo programado e será divulgado em breve.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde