Palestra sobre controle dos gastos públicos

16/03/2017 - 10h:03m

Ocorreu ontem, (15/03), a palestra do Observatório do Brasil com o presidente da entidade Ney Ribas. O tema abordado foi a importância do controle social dos gastos públicos, além do início do trabalho da OBS no município.

O Prefeito Renato Gama Lobo participou do evento e citou a importância do trabalho do Observatório. “A presença do Ney aqui é importante para o município, para o futuro da cidade e para este gestor – e também para os próximos. O processo de licitação tem que ser feito com lisura e hoje o observatório vem trazer para nós essa possibilidade com mecanismos de fiscalização e também instrumentos de gestão”, afirma. O Prefeito também ressalta que diversos gestores fogem da instalação do Observatório. “Tem gestor público que foge, que corre, que não quer. Mas tem também gestor público que quer administrar o dinheiro do povo com decência e transparência e é isso que quero dar para nossa cidade”, finaliza.

Na ocasião, o palestrante abordou a cultura da corrupção com dados estatísticos e parafraseou a citação do historiador Leonardo Karnal, “não existe país com governo corrupto e população honesta”. Ele também destacou que muitos da população reclamam de corrupção, mas que furam filas nos bancos, passam no sinal vermelho, entre outras coisas. “As pessoas esquecem da onde saem os políticos. Eles são da nossa sociedade, da nossa rua, do nosso bairro. Não adianta apenas reclamar, temos que realizar a mudança primeiro em nós mesmos”, ressalta.

Ney Ribas também afirmou que a mudança está na educação. “O nosso trabalho começa na educação. É necessário que exista uma educação para fiscalização, uma educação cidadã. As pessoas precisam entender mais do que acontece”, conta.

Na palestra, Ribas também trouxe diversos casos em que o Observatório ajudou. “Um carrinho de limpeza que poderia ser adquirido no mercado por R$ 418, custaria cerca de R$ 20 mil pela licitação, ou seja, 48 vezes mais caro. Outro exemplo é que já encontramos em uma licitação de merenda escolar produtos como: perfume e esmaltes, tudo isso em grande quantidade”.

O Observatório Social do Brasil é uma associação democrática e apartidária. Para participar é necessário que o cidadão não possua nenhum vínculo com partido ou militância política. O objetivo da entidade é de monitorar as compras realizadas pelo Executivo e Legislativo, garantindo a economia e descobrindo casos de corrupção. Já existem cerca de 120 Observatórios no Brasil, presentes em 19 estados. São Francisco do Sul está no processo para se tornar uma dessas cidades.