Horta Comunitária no Majorca

21/03/2017 - 09h:01m

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, participou na última sexta-feira, (17/03), do início da implementação da Horta Comunitária na sede da Associação de Moradores do Majorca. A atividade ocorreu em conjunto com os alunos da Oficina de Teatro, ministrada semanalmente no contraturno escolar pela professora e idealizadora do projetoJanetPibernat.

O objetivo da ação é melhorar a nutrição da comunidade, produzindo alimentos orgânicos e de qualidade, além de incentivar a prática da agricultura familiar na localidade. A atividade permite ainda o aprendizado sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente, como o melhor aproveitamento do solo e da água, a reciclagem e a utilização dos resíduos orgânicos, geralmente desperdiçados.

A Horta Mandala foi o modelo escolhido pelos alunos, sendo caracterizada pelo seu formato circular e pelas vantagens em relação ao modelo tradicional, como, por exemplo, o fácil manejo, a economia no uso de água e a possibilidade de maior produção em relação ao espaço ocupado, sendo ideal para residências.

Na próxima etapa, o Projeto contará com a parceria da Gerência de Agricultura que fornecerá as mudas e as orientações técnicas para que as crianças possam aprender a cuidar corretamente das hortaliças que serão plantadas, assim como transmitir tais conhecimentos em casa, disseminando a prática da produção alimentar como uma forma de complementar a alimentação das famílias, que também ajudarão no manejo da Horta Comunitária.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde