Trapiche do Paulas será reformado e Fábrica de Gelo terá capacidade triplicada

31/03/2017 - 16h:25m

Parceria da prefeitura com o TGB possibilitará as obras

Aconteceu hoje (31/03), a assinatura do termo de compromisso entre TGB - Terminal Graneleiro da Babitonga -, Prefeitura Municipal (através do trabalho gerência de pesca), Colônia de Pescadores Z-02 e Associação de Maricultores do Capri, para viabilizar a reforma do Trapiche Público Municipal “Gentil Emitério dos Santos” e reforma e manutenção da Fábrica de Gelo do Bairro Paulas. A prefeitura foi responsável pelo projeto e o TBG irá custear a obra no valor de 45 mil reais. Este fato possibilitará o auxílio da comunidade pesqueira e maricultores de São Francisco do Sul.

Do valor que será investido, 30 mil reais será para a substituição do piso de madeira do Trapiche, que atualmente está comprometido na sua grande maioria. Trocarão as tábuas e o palanque. O restante, 15 mi reais, será investido na Fábrica de Gelo. Farão a revisão geral do compressor, motores elétricos das bombas, britador e ventiladores. Também será feita a pintura geral, reposição do freon e revisão do quadro elétrico.

O Trapiche Público Municipal é utilizado desde sua fundação pelos pescadores profissionais artesanais e maricultores para realizar carga e descarga de produtos, além de servir como base para a realização de manutenção em embarcações de pesca. Precisava de reparos para garantir a continuidade de sua utilização de forma segura. A Fábrica de Gelo também é de extrema importância para os pescadores da cidade, pois a produção de gelo permite o beneficiamento do pescado. A Fábrica, operava com capacidade reduzida por falta de reparos e manutenção da casa de máquinas e nos equipamentos de refrigeração, mas agora com a parceira vai triplicar a produção de gelo para os pescadores.

Alexandre Fernandes, sócio do TGB, explicou que a empresa está fazendo esse investimento para que não somente os pescadores se beneficiem com emprego e oportunidades mas também para que o TGB possa se comprometer com a cidade nesses aspectos. "Queremos ser exemplos para que outros sigam o mesmo caminho. Isso é importante pra o crescimento da nossa economia e com esta parceria estamos aliviando um pouco o sofrimento de alguns francisquenses que vivem da pesca”, destacou Alexandre.

O prefeito Renato Gama Lobo também se manifestou satisfeito com a assinatura do termo: “Para nós é muito importante a forma com que o TGB abraçou a cidade. Esta sinergia entre iniciativa privada, prefeitura e comunidade dos pescadores é muito significativa”. A prefeitura tem feito parceiras público-privadas para viabilizar outras atividades na cidade - estas ações são características da gestão atual para melhorar a cidade.

O Gerente de Pesca, Marcon Machado, explicou que a as instituições reforçaram o pedido da reforma junto com a gerência. “A colônia de pesca e a associação de maricultores também ajudaram nessa iniciativa. Pode-se dizer que foi um trabalho feito por quatro mãos, pela Prefeitura, pela iniciativa privada, pelas instituições e pelo poder legislativo”.

Na ocasião, o Deputado Federal Marco Tebaldi também esteve presente e assinou o termo de compromisso como testemunha. Tebaldi, além de aproveitar o momento para se colocar à disposição do município para buscar recursos, ajudar na ampliação da br 280, também parabenizou a prefeitura e o TGB pela assinatura do documento. Os vereadores Alvaro, Odair, Dorlei e Wilson também participaram da reunião.