Lançamento do programa Conhecendo nosso território

26/05/2017 - 11h:18m

Existem crianças em São Francisco do Sul que ainda não conhecem a Baía Babitonga e o Centro Histórico. Apesar dessa situação parecer quase impossível, é uma realidade. Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente lançou hoje, (26/05), no Terminal Turístico, o programa de educação ambiental “Conhecendo nosso território: Navegando pela Babitonga”. O objetivo da ação é mostrar para as crianças outras realidades do município, contando a história e mostrando, na prática, assuntos que eles estudam em sala de aula.

O projeto, que abrangerá todas as turmas de 5º ano das escolas municipais, será realizado durante o ano todo. A primeira escola contemplada foi a Escola Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo. Neste primeiro passeio, as crianças participaram de um roteiro náutico pela Baía Babitonga e foram apresentadas, por um técnico responsável, as características ambientais e histórico culturais da região.

Na ocasião, também foi relatado a eles a importância do manguezal e da Baía. De acordo com alguns alunos, toda a programação está sendo mais do que especial.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, as crianças também conhecerão outros lugares do município. “A ideia é trazer eles também para os nossos museus para que possam conhecer efetivamente a história de São Francisco do Sul. Além disso, teremos algumas viagens a Joinville para mostrar também a história da nossa região”, conta.

No lançamento, antes do passeio de escuna, as crianças também participaram de um café com o Prefeito Renato Gama Lobo e de apresentações teatrais. O programa também conta com a parceria da Secretaria de Educação, da Fundação Cultural e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul.