Comitiva catarinense celebra a transferência da Capital para São Francisco

11/08/2017 - 15h:12m

A praça Dr. Getúlio Vargas foi o ponto onde a comitiva catarinense, formada pelo Governador do Estado em Exercício, Eduardo Pinho Moreira e demais autoridades, ciceroneada pelo Prefeito Renato Gama Lobo, começou o dia desta sexta-feira (11) tão especial, em que São Francisco do Sul é simbolicamente a Capital de Santa Catarina.

Após visita à Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, patrimônio cultural que representa marco zero do povoamento em terras catarinenses, a comitiva foi recepcionada na prefeitura pela Banda do 62o. Batalhão de Infantaria do Exército, sob a execução do Hino Nacional. No gabinete do Executivo Municipal, Governador e Prefeito puderam tratar dos assuntos de interesse da municipalidade junto ao Governo do Estado.

A segunda parte da agenda foi a cerimônia oficial celebrada às 11h, nas dependências do Cine Teatro X de Novembro. O início do Evento, deu-se pela apresentação da historiadora local, Adréia de Oliveira, com a contextualização dos fatos históricos sobre São Francisco do Sul. Na sequência, as autoridades convidadas foram presenteadas com a obra literária: “Patrimônio Cultural de São Francisco do Sul”.

Para homenagear a Cidade, o Diretor do Núcleo Avançado de Gestão da Prefeitura, Marcos Stefano, realizou discurso introdutório ao vídeo produzido e que foi mostrado, sobre a importância do Município no cenário econômico catarinense, bem como as belezas naturais e culturais.

“Sempre fomos porta de entrada para os imigrantes que aqui chegaram desde o início da colonização. Com o passar do tempo, São Francisco também passou a ser porta de saída para o mundo, através da exportação da produção nacional”, enfatizou o Prefeito Renato.

O Governador Eduardo Pinho enfatizou a importância da Cidade Histórica no cenário catarinense e a sua satisfação em poder fazer desta ocasião: “São Francisco é umas das mais belas cidades de Santa Catarina que, assim como nosso Estado possui umas das culturas mais diversas e economias mais pujantes. Com muita alegria estou aqui”.