Operação de combate à língua negra segue no Município

08/11/2017 - 15h:34m

A operação de combate à língua negra está a todo vapor. Nesta quarta-feira (08), na Enseada, foi realizado o trabalho de cobertura de ligações clandestinas de esgotos, cujos resíduos são despejados diretamente na rede de drenagem pluvial. A ação, que é um trabalho conjunto de diversas secretarias, também será realizada nas outras praias do município.

“O termo técnico língua negra nada mais é que o esgoto da residência que está ligado diretamente à rede pluvial, sem passar pelo sistema doméstico exigido em qualquer edificação”, destaca Gabriel Conorath, secretário de Meio Ambiente. Desde o início do ano as propriedades das praias foram notificadas para regularizarem seus sistemas de tratamento de esgoto.

A primeira etapa é a notificação, após isso, se a propriedade não tiver seu sistema regularizado terá ele lacrado. “Na temporada de verão o trabalho será ampliado, tendo em vista que muitos turistas possuem casa nas praias da cidade”, afirmou Gabriel. O secretário também acrescenta que se após a notificação o problema não for solucionado será caracterizado descumprimento da legislação e o responsável do imóvel ficará sujeito a multa, conforme a Lei nº 9.605/98 e Decreto 6.514/08.

Para ampliar a fiscalização foi criada uma comissão de trabalho: Meio Ambiente, Seinfra, Obras e Posturas, Vigilância Sanitária, Samae e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde