Dia da Consciência Negra terá programação variada no Município

10/11/2017 - 07h:16m

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Em São Francisco do Sul, nos dias 19 e 20, serão realizadas diversas ações comemorativas relacionadas a data. A programação do evento terá início no domingo (19), às 10h, no Mercado Público Municipal, com contação de histórias e contos afro, roda de samba, venda de artesanatos, além de outras atrações durante todo o dia.

A ação também será estendida em outros locais do Centro Histórico, durante o domingo serão realizadas intervenções de afro musicalização. Já na segunda-feira (20), a Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro receberá a exposição de fotografias sobre a memória negra no Município e sediará a oficina “(Des) montando o Brasil” da Associação Cultura. A oficina ocorrerá das 09h às 11h30 e também das 13h30 às 16h30 para professores e adultos em geral.

Segundo a diretora da Fundação Cultural Ilha de São Francisco (FUCISF), Andréa de Oliveira, a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra tem um forte significado simbólico de empoderamento e de reflexão. “Neste dia revisamos a história, o que ocorreu e o que já foi alcançado pela população negra. As minorias, principalmente os descendentes dos povos escravizados, ainda passam por situações de preconceitos e dificuldades de acesso”, ressaltou.

Andréa também acrescenta que o Dia da Consciência Negra foi escolhido no mesmo dia em que ocorre a comemoração do Dia de Zumbi. “Zumbi dos Palmares foi o líder do Quilombo dos Palmares. Ele representa a luta do povo negro contra a escravidão durante o período do Brasil Império”, salientou.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da FUCISF, e recebe a colaboração da Liga das Escolas de Samba.