Temporada de verão começa no próximo dia 02 de dezembro

24/11/2017 - 12h:18m

Oficialmente, a temporada de verão 2017/2018 está programada para iniciar no próximo dia 02 de dezembro, com a Caminhada Internacional da Natureza, evento esse que acontece pela primeira vez na Ilha e que terá percurso de 11 km, com saída do Centro Histórico. Dentre outras atividades, haverá cantata de natal, shows no réveillon, atividades de aventura, parque temático, além dos serviços do SESC e o tradicional torneio de Beach Soccer.

Comissão de Verão foi constituída para planejar e organizar as ações de infraestrutura no período de dezembro a março, quando a população flutuante triplica. Questões de saneamento, coleta de lixo, limpeza urbana, serviços na orla, organização dos eventos e proteção ambiental fazem parte do escopo da Comissão.

Os trabalhos estão ocorrendo com a colocação de tubulação nos pontos mais críticos, em Ubatuba, para garantir a drenagem e vazão adequada das águas das chuvas. Para garantir a balneabilidade das praias, está sendo realizada operação de fiscalização e fechamento das ligações clandestinas de esgoto.

Em parceria com a Águas de São Francisco, os chuveiros da orla estão recebendo devida manutenção. Banheiros químicos estarão dispostos em diversos locais, com funcionários fazendo a higienização. Cerca de 60 garis adicionais estarão cuidando da limpeza, além de centenas de contentores, lixeiras e equipamentos de capina mecanizada.

A coleta de lixo deve ganhar cuidado especial pela empresa Engepasa, afinal a quantidade de resíduos praticamente duplica. Nas praias do Norte da Ilha e no Distrito do Saí, a coleta acontece todos os dias da semana. A coleta seletiva se mantém, com horários estendidos.

Uma das maiores preocupações está na oferta de água. De acordo com a empresa concessionária, a Águas de São Francisco, todas as providências possíveis estão sendo tomadas para garantir o adequado tratamento e distribuição. Para esta temporada, a substituição da bomba de recalque, que abastece as praias, com a capacidade duplicada, de 216 m3/h para 400m3/h, deve melhorar expressivamente a eficiência nos horários de pico.

Novas interligações em pontos principais, com implantação de 700 metros de rede, associada à substituição de adutoras com maior diâmetro, contribuirão para a melhor distribuição. Outras ações, são as instalações de ventosas, que retiram ar da rede, e a operação das estações de pressurização no Iperoba e Ubatuba. Além disso, 40 pontos de controle farão o monitoramento da qualidade da água.

A Águas de São Francisco estará com o atendimento à população em duas lojas, no Centro e nas Praias, com horário estendido aos sábados, da 9h às 13h. O cliente poderá entrar em contato através no número: 0800 595 4444 e também por meio do whatsapp: 47 99234 1414.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde