Plano de manejo da vegetação de restinga continua no município

27/11/2017 - 13h:14m

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando o plano de manejo da vegetação de restinga, uma das principais obrigações exigidas por lei para a secretaria. Por conta disso, diversas ações estão sendo executadas nas orlas das praias do Município: Ubatuba, Itaguaçu, Enseada, Prainha, Praia Grande e Praia do Ervino.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, é vital a recuperação da vegetação de restinga nas praias de São Francisco do Sul. “A vegetação nativa ajuda na proteção das nossas praias, como, por exemplo, evitando as erosões nas dunas ocorridas por frequentes ressacas do mar”, afirma. Gabriel também explica que a remoção das árvores e gramíneas exóticas é uma das ações fundamentais para que a vegetação de restinga possa se desenvolver.

Desde agosto desse ano, o manejo da vegetação de restinga está sendo colocado em prática no Ervino com a remoção de sombreiros, abricós, pinheiros,entre outros. No entanto, é necessário também a retirada de estruturas fixas como: bancos de madeira e concreto, placas de propaganda e lajotas para a prevenção das erosões nas praias.

A Secretaria de Meio Ambiente pede a compreensão e o auxílio dos moradores para a retirada de bancos e estruturas fixas sobre a vegetação, pois muitos dos bancos são de propriedade dos próprios moradores. Para dar continuidade aos trabalhos de manutenção os bancos serão removidos pela Prefeitura. Essas ações foram solicitadas pelos órgãos IBAMA, FATMA e Ministério Público Federal.