Lançamento do diagnóstico do programa Produtor de Água

27/11/2017 - 16h:21m

Na tarde de hoje (27) ocorreu o lançamento do diagnóstico do planejamento estratégico do programa Produtor de Água em São Francisco do Sul, que será realizado na microbacia do Morro da Palha. Na ocasião, o prefeito Renato Gama Lobo recebeu o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini. Além disso, na oportunidade, diversas entidades da área rural estavam presentes.

O programa, que está sendo desenvolvido apenas em outras duas cidades de Santa Catarina, São Bento do Sul e Florianópolis, estimula à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltada à proteção hídrica no Brasil. Assim, ocorre o apoio a projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, o trabalho de prevenção é extremamente importante. “Estamos planejando o futuro da nossa cidade. O trabalho de conservação da água não deve ocorrer apenas em período de escassez e sim em todos os momentos”, ressaltou.

O secretário Carlos Chiodini salientou que com o crescimento do município é necessário um projeto importante como este. “São Francisco do Sul crescerá muito economicamente, mas também temos que pensar em toda a parte sustentável. Este é um projeto importante de conservação, preservação e idealização do futuro da cidade.”

O projeto terá três etapas, sendo que a primeira iniciou hoje com o lançamento da ação. O mapeamento será realizado em 10 meses por uma consultoria especializada.