Ministro dos Transportes conhece de perto realidade da BR-280

07/12/2017 - 17h:00m
Uma nova alternativa para o lote 1 da BR-280. Essa foi a pauta da visita do ministro substituto dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Fernando Fortes Melro Filho, a São Francisco do Sul nesta quinta-feira (7). O prefeito Renato Gama Lobo percorreu com o ministro a rodovia, trajeto da BR-101 até o município francisquense, e depois seguiram à Prefeitura onde encontraram os prefeitos Ademar Borges, Barra do Sul, e Clenilton Pereira, Araquari. O caminho apontado pelo ministro é incrementar o orçamento de 2018 destinado à duplicação da BR-280 para que o trecho de 11 km seja duplicado. A opção que vinha sendo debatida ao longo deste ano era fazer o alargamento da rodovia. “Se já temos empresa licitada, projeto feito e licenças emitidas, essa pode ser a opção mais viável no momento e mais rápida para iniciar a obra no trajeto que apresenta o gargalo. Queremos tirar esse projeto do papel”, esclarece Melro Filho. O secretário de Governo e diretor do Núcleo Avançado de Gestão (NAG) de São Francisco do Sul, Marcos Stefano, fez uma apresentação aos convidados onde apontou problemas e potencialidades da 280. “As cidades da região representam, juntas, mais de 17% do PIB de Santa Catarina, isso representa mais de R$ 30 bilhões. Precisamos que esta importante via de acesso a esses municípios acompanhe o desenvolvimento econômico-social que vem acontecendo”, destaca Stefano que coordena o projeto em prol da melhoria da rodovia.