Programa Defesa Civil nas Escolas encerra com simulado de incêndio

08/12/2017 - 10h:03m

Na manhã de hoje (08), o programa Defesa Civil nas Escolas encerrou as atividades do ano com um simulado de ocorrência de incêndio na EBM Waldemar da Costa. O diferencial da ação é que apenas a diretora e mais uma servidora da escola sabiam que era um simulado, todos os outros professores e alunos acreditaram se tratar de uma situação real.

Na última quarta-feira (06), toda a equipe escolar passou por um treinamento de emergência com o objetivo de deixar alunos e professores preparados e seguros para enfrentar situações de risco. No treinamento, foi realizado um plano de evacuação de emergência com rota de fuga, pontos de encontro e instruções de primeiros socorros. Cada profissional aprendeu exatamente o que fazer em uma emergência.

Para o coordenador da Defesa Civil, Geovan Baumgratz, o simulado foi extremamente válido para o programa e também para a escola. “Toda a escola está de parabéns. Eles cumpriram o programa da forma em que foram treinados. Encontramos apenas pequenos erros na questão de hábito, pois aqui no Brasil não costumamos participar de simulados deste tipo”, ressaltou.

A ocorrência foi controlada e finalizada em 28 minutos. O Bombeiro Voluntário, a Polícia Militar e o SAMU também tinham apenas uma pessoa com o entendimento de que a ação era um simulado. Todos os outros da equipe acreditaram na situação real. “Foi uma oportunidade de testarmos também nosso tempo de resposta em uma ocorrência. Vamos trabalhar em cima do que analisamos aqui hoje para melhorar ainda mais”, afirmou Geovan.

Segundo a diretora da EBM Waldemar da Costa, Salete Falkevicz, a ação mostrou a força da união dentro da escola. “Em um momento estavam todos estudando, brincando e no minuto seguinte todos estavam se ajudando e se preocupando com os amigos e professores”, salientou. Para ela, o simulado também foi uma ação válida. “Vamos tornar os simulados um hábito em nossa escola. Estar preparado para uma situação de risco, ainda mais com tantos estudantes, é extremamente importante”.

O programa Defesa Civil nas Escolas foi realizado durante todo o ano em diversas escolas do município. No entanto, foi a primeira vez que o simulado ocorreu. A ação é realizada pela Defesa Civil, que faz parte da Secretaria de Atendimento ao Cidadão, e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, que participam ativamente da programação e passam os treinamentos necessários nas escolas. O programa retorna no ano que vem.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde