Mudanças no serviço de coleta de lixo

19/12/2017 - 10h:21m

A partir de janeiro de 2018, a cobrança pelo serviço de coleta de lixo será feita pela concessionária responsável pela execução do serviço, a Ambiental. A exemplo de municípios como Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú, que já adotaram essa sistemática, a taxa deixa de ser cobrada pela Prefeitura no carnê de IPTU e passa a ter um carnê exclusivo para a coleta de lixo, que poderá ser paga por mês ou por ano.

Desde o início do ano, a Prefeitura tem trabalhado em ações de economia e otimização de gestão. Esta mudança, além de promover economia aos cofres públicos, também vai permitir uma adequação do serviço prestado e do valor cobrado. “Tínhamos uma situação de cadastro equivocada na Prefeitura, ou seja, em várias localidades o sistema apontava que era realizada coleta uma vez na semana e a cobrança vinha em cima dessa informação, mas, na verdade, o caminhão passava nesta localidade três vezes. Agora temos a informação correta e faremos a cobrança de acordo com o serviço prestado”, explica o gerente regional da Ambiental, Paulo Eduardo Bachtold.

Para garantir que o valor da coleta siga com preço acessível, o Município fará um repasse mensal à concessionária no valor de R$ 190 mil, que corresponde a 33,50% do valor do custo do serviço. Isso quer dizer que uma parte do serviço será paga pelo poder público. Esse valor ainda envolve a instalação de um ponto de atendimento ao consumidor com contratação de funcionários para atendimento ao público. O escritório começa a operar em 2 de janeiro no São Francisco Shopping, que fica na Avenida Barão do Rio Branco.

De acordo com o secretário municipal de Governo e diretor do Núcleo Avançado de Gestão, Marcos Stefano, a Prefeitura registrou, só no último ano, uma inadimplência de 50% no pagamento do IPTU, que reflete diretamente na arrecadação da taxa de coleta de lixo. “Praticamente apenas a metade do custo com recolhimento de lixo era recebido pela Prefeitura. Essa diferença tem sido paga com recursos que poderiam ser investidos em outras áreas”, explica.

Conheça melhor as mudanças

A partir de janeiro, os carnês da Tarifa da Coleta de Lixo (TCL) serão enviadas aos usuários com o primeiro vencimento em fevereiro. O pagamento poderá ser realizado em agências bancárias e lotéricas, sendo possível pagamento à vista com desconto ou mensalmente. A Ambiental já está treinando a equipe que irá atender o público em espaço no São Francisco Shopping. A cobrança da taxa já estava prevista em contrato desde 2003.