Taxa de Preservação Ambiental (TPA) é tema de reunião

12/01/2018 - 15h:21m

Na manhã de hoje (12), o prefeito Renato Gama Lobo recebeu a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, e o vice-prefeito da cidade, Paulo Henrique Dalago Müller. Eles trataram sobre a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) iniciada em Bombinhas no ano de 2014 e sobre os estudos para a implantação em São Francisco do Sul.

De acordo com o prefeito Renato, boas práticas devem ser copiadas. “Fui ver de perto o trabalho das equipes no fim do ano em Bombinhas e encontrei uma cidade limpa e organizada. Nossa São Francisco do Sul merece ser dessa forma também em períodos de temporada, quando nossa população e os custos com serviços públicos, bem como com impactos ambientais, triplicam”, ressaltou.

Segundo a prefeita de Bombinhas, antes da taxa a cidade se encontrava em pânico no período de verão. “Nós não conseguíamos arrecadar satisfatoriamente para fazer frente às despesas ambientais provocadas pelo excesso de pessoas. A cidade vivia suja e não tínhamos dinheiro para limpar e preparar para o turismo”, afirmou. Agora, após quatro anos da TPA, a cidade possui infraestrutura, limpeza adequada e outros pontos positivos. “Conseguimos explicar para os munícipes e para os turistas que a taxa nada mais é que uma oportunidade do turista ajudar na despesa ambiental provocada por ele próprio. Antes, era o próprio povo que pagava pelo aumento da população na temporada”.

A manhã foi de conversa e de troca de ideias. A implantação da TPA está sendo discutida em São Francisco do Sul. A proposta, que ainda está em fase de estudos, traria benefícios diretos para investimentos de infraestrutura, limpeza urbana, estrutura de acesso às praias, proteção das áreas de vegetação, entre outros. Nessa temporada de verão 2017/2018 um estudo, nunca realizado anteriormente, está analisando, de forma quantitativa e qualitativa, os aspectos da demanda turística no município. Além disso, serão realizadas audiências públicas durante o ano para tratar sobre o tema.