Recicla São Chico será lançado nesta quinta (18)

16/01/2018 - 11h:14m

São Francisco ainda faz parte de uma realidade comum à maioria dos municípios brasileiros, quanto à destinação inadequada do lixo. Grande parte dos resíduos produzidos, seja em residências, seja em instituições, não recebe o devido tratamento, o que acaba impedindo a seleção e separação para posterior reciclagem. Assim, o custo para que se encaminhe a aterros sanitários adequados é altíssimo.

A Prefeitura quer mudar essa realidade e por isso, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá intensificar as ações de promoção sobre a importância do tratamento dado aos resíduos. Nesta quinta, às 15h, será lançado no prédio sede da Prefeitura o Projeto Recicla São Chico.

Na prática, o Projeto se inicia com a colocação de coletores (contentores) específicos para resíduos recicláveis secos no prédio sede e no Centro Multiuso. No caso, o primeiro passo é a separação entre o lixo seco e o úmido. Compostos e embalagens de metais, papel, tetrapak, plástico e vidro podem ser reutilizados, se não estiverem misturados com resíduos úmidos, como restos de comida. Além disso, há os resíduos não recicláveis, que são aqueles relacionados a usos sanitários.

Outra iniciativa é a organização das pessoas que trabalham com a coleta informalmente nas ruas. A Secretaria do Meio Ambiente vem realizando atividades com os coletores/catadores para que possam melhorar suas condições de trabalho, como forma de inclusão e geração de renda.