Secretaria lança projeto Recicla São Chico

18/01/2018 - 16h:22m
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu, hoje (18), mais um passo no incentivo à coleta seletiva com o lançamento do projeto Recicla São Chico, que contou com a presença de alguns coletores da cidade cadastrados na Secretaria. A iniciativa propõe a disponibilização de contentores para depósito de resíduos que podem ser encaminhados à separação e reaproveitamento. Nesta primeira etapa, os coletores foram instalados no prédio sede da Prefeitura e no Multiuso, assim, os servidores públicos farão a destinação correta do lixo. Ainda neste semestre, mais contentores devem ser colocados nos demais prédios públicos, inclusive em escolas e unidades de saúde. A equipe do Abrigo Divina Misericórdia faz o recolhimento e destina parte aos coletores. O trabalho com os coletores começou no ano passado. Já são dez famílias cadastradas. “Agora acredito que estamos no caminho certo. A Prefeitura tinha que se envolver para nos ajudar”, pontua o coletor Marcelo Mafra. O dia também foi marcado pela entrega de coletes personalizados. “Buscamos organizar o trabalho dos coletores. Que esta ação continue nos próximos anos e se torne ainda melhor, principalmente com o respeito por parte da população com cada trabalhador da coleta de resíduo”, frisa o prefeito Renato Gama Lobo. De acordo com levantamento do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduo Sólido, apenas 9% dos resíduos da cidade são destinados à reciclagem. “A Prefeitura vai atuar para reforçar o trabalho dos coletores, que são, na verdade, empreendedores. Que mais famílias participem do nosso projeto, estamos de portas abertas”, explica o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.