Prefeitura investe em tecnologia da informação

08/02/2018 - 16h:42m

Poucos sabem, mas muitas das dificuldades na execução dos processos internos de trabalho da Prefeitura, num mesmo setor ou entre setores, se dão pela ineficiência do sistema de tecnologia da informação, que engloba internet e telefonia.

Atualmente, o prédio sede da Prefeitura recebe o sinal de internet do provedor e distribui para o Centro Multiuso e Gerência dos Balneários. De agora em diante, outros setores também receberão: As Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Obras, o Setor de Patrimônio, no Terminal Walter Gama Lobo, e o Conselho tutelar.

Esta extensão permitirá o controle centralizado dos processos gerenciais, a maior otimização da comunicação on-line, melhor custo benefício, com economia, e consequentemente a dinamização dos serviços públicos e atendimento ao cidadão. Só para se ter uma ideia, a Prefeitura está duplicando a velocidade do seu sinal de internet banda larga, de 100 para 200 megas.

No campo da telefonia, as linhas estarão sendo revistas e reduzidas, o que também diminuirão os custos. “Estamos tomando as providências necessárias para que possamos ter um sistema de tecnologia da informação atualizado, eficiente e com melhor custo benefício. Numa estimativa, o valor corrigido dos serviços atuais, por ano, sai por R$ 144 mil. Iremos passar a pagar R$ 108 mil, a partir do segundo ano”, ressalta Luan Carlo, da Gerência de TI da Prefeitura.

Numa próxima fase, com a previsão de seis meses, o objetivo é disponibilizar o sinal da internet da Prefeitura à população via Wi-fi, em pontos abertos, fora do horário de funcionamento, isto é, das 17h às 8h, quando não estará sendo usada pelo expediente.