Começou hoje (09) o Diagnóstico do Programa Produtor de Água

09/02/2018 - 16h:32m

Tiveram início hoje (09), os trabalhos de diagnóstico do planejamento estratégico do programa Produtor de Água em São Francisco do Sul, na microbacia do Morro da Palha, com a visita do grupo de atuação municipal e da empresa Ecosfera, que foi vencedora da licitação.

O programa, que está sendo desenvolvido apenas em outras duas cidades de Santa Catarina, São Bento do Sul e Florianópolis, estimula a política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltada à proteção hídrica no Brasil. Assim, ocorre o apoio a projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água. Os recursos partiram da Agência Nacional de Águas (ANA) e estão sendo aplicados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de São Francisco do Sul.

O objetivo é o planejamento de ações de proteção ambiental em equilíbrio com o desenvolvimento econômico, visto que, além de grandes empresas estarem estabelecidas nesta região, ela também abriga o maior manancial de captação de água para abastecimento público da Ilha.

Fazem parte do grupo de ação: representantes da Secretaria Municipal e Estadual de desenvolvimento econômico sustentável, representantes da ANA, da SMMA, Epagri, Grupo Vega do Sul, da Águas de São Francisco do Sul e agricultores do município.