Famílias atingidas pelas chuvas recebem cartas de crédito

20/02/2018 - 16h:45m

Oito famílias atingidas pelas chuvas de janeiro de 2018 foram beneficiadas nesta terça-feira (20), com carta de crédito do Fundo Comunitário de Reconstrução. Cada uma recebeu R$ 4 mil da Defesa Civil do Estado para compra de móveis e eletrodomésticos, totalizando 32 mil reais ao município de São Francisco do Sul. O evento de entrega ocorreu no auditório do Museu Histórico, às 14h.

Foram contempladas quatro famílias do Centro, duas do Morro Grande, uma do Rocio Pequeno e uma da Tapera. As chuvas de janeiro de 2018 deixaram dezenas de estragos em vários municípios de Santa Catarina. Em três dias choveu o esperado para um mês inteiro.

O valor entregue às famílias foi arrecadado pelo ICOM - Instituto Comunitário Grande Florianópolis, por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. No total, o ICOM mobilizou R$ 253,3 mil que estão sendo distribuídos entre 44 famílias cadastradas por 9 municípios do Estado. O evento foi co-realizado pela Secretaria Estadual da Defesa Civil, com o apoio da Prefeitura.

A moradora Nizete Luz representou uma das famílias afetadas pelas chuvas. Ela perdeu guarda-roupa, colchão, bicama, cômoda, fogão, armário do banheiro, pia e armário da cozinha. Nizete conta que não teria condições para comprar todos os móveis que perdeu e agradeceu a todos que fizeram alguma doação.

Toda a mobilização do ICOM foi apoiada pelo Instituto C&A, Asas, Involves, CACIJ, Lojas Koerich, além das doações de 73 pessoas físicas.