Sábado de cirurgias no Hospital Nossa Senhora da Graça

24/02/2018 - 12h:55m

Com a contratação de ortopedista, desde novembro de 2017 que o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça vem realizando cirurgias nessa especialidade. Neste sábado (24) ocorrem mais cinco procedimentos e no total já somam-se 30. As cirurgias são eletivas, o que significa que são previamente agendadas e não traumas emergenciais.

Para ser atendido, o paciente deve passar pela consulta semanal que acontece no Premir - Policlínica de Referência Microrregional, que fica na sede na Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Dr. Gerson Zipperer, se o diagnóstico for um trauma de baixa complexidade, a cirurgia pode ser efetuada na semana seguinte. Em caso de média complexidade, a previsão é a de até quatro semanas.

“Estamos com as consultas em dia e os procedimentos em condições de serem realizados aqui no hospital, estão ocorrendo semanalmente”, enfatiza Dr. Gerson. Alguns procedimentos ainda não ocorrem em São Francisco, pois dependem de cirurgião especialista para determinado tipo de trauma, como traumas mais complexos nas articulações dos joelhos, quadril e coluna. Mas, a boa notícia é que logo um novo profissional deve ser contratado para atuar nesses casos.

Outra questão importante a ser compreendida pelos cidadãos é em relação aos traumas emergenciais, ou seja, aquele paciente que chega no Pronto Atendimento e precisa da intervenção cirúrgica imediata. Nesses casos, o procedimento é estabilizar o paciente e encaminhar para um hospital de referência regional, haja vista que há uma série de fatores para que a unidade possa executar as cirurgias.

“Apesar de ainda não ser o ideal, estamos melhorando a cada dia. Todos sabemos o quanto é difícil fazer saúde pública no Brasil e as más condições dos hospitais do país. Temos que ser realistas, enfrentar o desafio e dar um passo de cada vez. E é isso que temos buscado, a saúde como a primeira prioridade da nossa gestão”, ressalta o Prefeito Renato Gama Lobo.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde