Segurança Pública na ordem do dia

26/02/2018 - 13h:43m

Um novo momento para políticas de segurança pública começa a emergir em São Francisco, com a ação integrada dos órgãos nos três âmbitos: federal, estadual e municipal. Essa é a finalidade do recém criado Conselho Municipal de Segurança Pública - COMSEP, que se reuniu nesta manhã de segunda (26), no gabinete do Executivo para tratar das primeiras estratégias.

O COMSEP é composto do Órgão Pleno, com representação dos órgãos de segurança, e do Órgão Amplo, mais abrangente, envolvendo a representação da sociedade civil organizada. O encontro de hoje foi o primeiro do Órgão Pleno e contou com a presença das seguintes instituições: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários, Defesa Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, DEAP - Departamento de Administração Prisional, DEMTRAN - Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Atendimento ao Cidadão, Gerência de Segurança Pública, Forte Marechal Luz, Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Câmara de Vereadores, Gabinete do Executivo.

“Já temos o Conselho formado e o Fundo Municipal aprovado. O próximo passo será realizar o Fórum Municipal, com o objetivo de ouvir a população, definir proposições e captar informações que irão subsidiar diagnóstico completo para a consecução do Plano Municipal de Segurança Pública de São Francisco”, ressalta Julian Cezare, Gerente de Segurança Pública.

Todo o processo irá servir para que o Município possa desenvolver seus projetos e captar recursos no que for necessário para melhorar a estrutura de segurança, como por exemplo o sistema de videomonitoramento, equipamentos para as polícias, investimentos em recursos humanos, estratégias de inteligência e educação preventiva.

“Estamos inovando em mais essa área, com a visão de que atualmente a segurança pública se faz, não apenas com o aumento da força policial, mas, com o engajamento de todos, inteligência e tecnologia da informação, por isso a Prefeitura está comprometida em dar a sua contribuição”, enfatiza o Prefeito Renato Gama Lobo.