Projeto de educação socioambiental é lançado na EBM Álvaro Tancredo Dippold

05/03/2018 - 12h:05m

Na manhã de hoje (5), um programa diferente de educação socioambiental foi lançado na EBM Álvaro Tancredo Dippold. O projeto “Um mundo melhor começa na escola” tem como objetivo divulgar conceitos e práticas sobre educação ambiental, trabalhar a conscientização quanto a coleta seletiva, revitalizar a escola e promover a capacitação sobre processo de compostagem de alunos e servidores da escola.

A ação é desenvolvida entre uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a empresa Master Operações Portuárias. A empresa, que é licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente, tem como um dos condicionantes o programa de educação ambiental, que deve ser realizado na empresa e na comunidade ao redor. Por conta disso, a EBM Álvaro Tancredo Dippold foi escolhida, por ser a unidade escolar mais próxima a empresa e por consequência atingir a comunidade local.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, projetos como este trazem a esperança de dias melhores. “Com ações desse tipo nós estamos trabalhando para um mundo melhor para as crianças. Eles têm a chance de mudar o mundo e com a educação nós conseguimos realizar isso pouco a pouco. Que estas ações se multipliquem pela cidade”, salientou.

Na ocasião, os estudantes também acompanharam a apresentação de teatro “Juquinha e sua turma”. Foram momentos de descontração e de aprendizado, pois em meio as risadas às crianças aprenderam mais sobre a coleta de lixo e a importância de não jogar lixo nas ruas.

O projeto será desenvolvido durante todo o ano de 2018. Hoje, ocorreu o lançamento, mas nos próximos dias 7 e 8 de março já ocorre a capacitação dos alunos, professores e demais servidores sobre a coleta seletiva. No dia 22 de maio acontecerá uma palestra e oficina para confecção de hortas suspensas com garrafas PET. No dia 13 de agosto será realizada a instalação de composteiras e capacitação dos alunos sobre a temática da compostagem. Em outubro, no dia 22, ocorrerá a oficina de brinquedos com material reciclado. E, por fim, no dia 19 de dezembro será a apresentação dos resultados do projeto.