IDEAS apresenta balanço de gestão do Hospital

09/03/2018 - 17h:05m

O IDEAS - Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde, responsável pela gestão do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça e da Unidade de Pronto Atendimento do Sandra Regina, apresentou nesta sexta-feira (09) balanço de gestão ao Executivo Municipal.

No relatório, constam as ações realizadas e resultados desde que a entidade assumiu em abril de 2017 até o exercício de fevereiro de 2018. Questões administrativas, técnicas, sociais, dados estatísticos, desafios e ações previstas.

Diversos procedimentos técnicos foram implantados para aperfeiçoar a gestão, tais como: adequação e reabertura da ala de internação, adoção de protocolos clínicos, abertura de laboratório de análises clínicas interno, farmácia satélite no PS e farmácia 24 horas na UPA, integração do sistema entre Hospital e UPA, adequação de escalas de plantão 24 horas, abertura de atendimentos para exames radiológicos dirigidos a pacientes da atenção básica e reativação da radiologia na UPA.

No campo administrativo, as principais mudanças foram: as renegociações dos contratos com fornecedores, com reduções de custos de até 60%, credenciamentos de convênios, manutenções dos equipamentos de climatização e dos equipamentos médicos, reforma do mobiliário, aquisição de novos uniformes e reabertura da recepção da internação. Nas ações sociais, houve parcerias para estágios, Pastoral da Saúde e o Projeto de Extensão Universitária “+ Graça”.

Desde que o Ideas assumiu, o Hospital contabiliza 54 mil e 800 consultas no Pronto Atendimento, com uma média mensal de quase 5 mil atendimentos. Na UPA, foram 22 mil 760 consultas. Além disso, foram 1257 internações, 179 cirurgias SUS, 591 partos e 88 mil exames.

Para 2018, há o projeto de ampliação da estrutura do Hospital, busca de certificações de qualidade, ampliação do número de convênios, habilitação na Rede Cegonha e Amigo da Criança e implantação da metodologia KANBAN, que consiste no aumento da eficiência com a implantação de algumas medidas como padronização da identificação visual numa paleta de cores, cuidados clínicos especificados de maneira mais visual por meio de um quadro, locomoção de pacientes de um setor para outro com sinalização em solo e adoção de uniformes com cores diferentes aos funcionários de acordo com a cada função.