Saúde animal em pauta no Município

13/03/2018 - 11h:21m
No início do ano, a Prefeitura retomou o serviço de cirurgias e de castrações em cães e gatos, atuando na demanda reprimida no Município. De lá para cá, 70 procedimentos de castração foram realizados em sala de cirurgia alugada, uma medida provisória. A boa notícia para os francisquenses é que a nova unidade está cada vez mais próxima de se tornar realidade. A nova unidade Básica de Saúde Animal é um projeto promovido no Estado pelo deputado estadual Patrício Destro e além de São Francisco do Sul, outras cidades também participam. Em reunião com o secretário de Governo e diretor do Núcleo Avançado de Gestão (NAG), Marcos Stefano, o deputado se comprometeu a auxiliar o Município com uma emenda no valor de R$ 100 mil reais. No momento, a Prefeitura segue aguardando a tramitação da emenda disponibilizada pelo deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O projeto consiste em um contêiner tipo reefer medindo 12m de comprimento por 2,40 de largura devidamente adaptado interna e externamente para servir ao atendimento básico de cães e gatos, ao controle reprodutivo, controle de zoonoses e ao estímulo à guarda responsável. A estrutura interna e arranjo físico foram projetados para possibilitar da melhor forma possível o fluxo das operações e a realização dos procedimentos da vacinação, identificação eletrônica (microchip) e cirurgias de esterilização. A unidade conta com salas de recepção, preparo de pacientes, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório. Para receber o contêiner, a Prefeitura deve ter uma área definida em padrões determinados no projeto. “Ainda estamos definindo com a Secretaria de Saúde e com a Secretaria de Meio Ambiente o terreno para a implantação da unidade. Este projeto é uma das metas e prioridades da gestão”, ressaltou Stefano. Retificação: na matéria divulgada anteriormente, foi mencionado que os procedimentos cirúrgicos seguiam sendo realizados. No entanto, nesta terça-feira, o estoque de anestésico acabou. A Secretaria de Saúde já está tomando as devidas providências para normalizar o abastecimento.