Educação apresenta resultado das avaliações antropométricas dos alunos

18/04/2018 - 15h:00m

Na tarde de ontem (18), na escola CAIC Irmã Joaquina Busarello, foi feita a apresentação da avaliação antropométrica dos alunos da Rede Municipal de Ensino, ação que integra o projeto de alimentação escolar “Nutrindo com amor”, da Secretaria Municipal de Educação.

Os métodos mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias, como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias, como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, entre outros. O objetivo da ação foi de avaliar o estado nutricional de cada aluno.

A elaboração do projeto foi feita em junho de 2017 pela nutricionista do município, Franciane Macedo. O treinamento dos professores da rede, a coleta, o cadastramento e a análise dos dados foram realizadas no período de agosto de 2017 até dezembro do mesmo ano.

Foi constatado que o sobrepeso e a obesidade são frequentes em todas as regiões, principalmente as carentes. Aparece em meninos e meninas de acordo com faixas etárias: berçário e maternal, jardim e pré-escola e ensino fundamental I e II. Enquanto a desnutrição apresenta baixos índices, com mais frequência nas áreas centrais como CAIC e CMEI Mickey Mouse, mais observado na primeira infância (de 0 a 3 anos) e em meninos.

A conclusão das avaliações foi que a transição nutricional está visível entre as crianças do Município, mesmo em comunidades carentes o sobrepeso e a obesidade estão presentes. “O que implica que o problema não é somente a falta de alimento, mas também a falta de discernimento na escolha desses alimentos”, explica a nutricionista Franciane.

Além da apresentação dos resultados, foi feita também a sugestão de alguns trabalhos de conscientização em comunidades, relacionados à Saúde e Educação, junto com pais e alunos, como a Cartilha de Educação Nutricional, oficinas culinárias - reaproveitamento e escolha de alimentos, resgate da regionalidade cultural alimentar, trabalho em sala de aula em conjunto com professores e o treinamento com professores da rede sobre nutrição e alimentação.

O Secretário de Educação, Aldair Carvalho, explica como é essencial dar importância e significado para a alimentação das crianças. “A alimentação das crianças é uma das nossas prioridades. Vamos continuar acompanhando as situações que envolvem a alimentação além do nosso contrato administrativo”, completa.