Prefeitura atende pedido de Sindicato e adota turno único de expediente

25/04/2018 - 15h:11m

A partir do dia 2 de maio, os setores da Prefeitura passarão a atender das 8 às 14 horas. A retomada das seis horas de expediente diário atende a um pedido do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco do Sul que enviou ofício elencando os motivos pelos quais sugeriram a mudança.

Segundo o documento, a defasagem do salário do servidor público francisquense, ao longo dos últimos 20 anos, já alcança 20%. As perdas salariais acumuladas entre os anos de 1995 e 2016 alcançam 24,55%. Outro fator levantado pelo Sindicato diz respeito ao Plano de Cargos e Salários que não contemplou todos os cargos. Ainda há cerca de 40 categorias que não possuem o Plano, dessa forma, apresentam salário base defasado, sem a progressão salarial devida.

Desde o recebimento do ofício, a Prefeitura segue analisando as justificativas apontadas, bem como avaliando o fluxo de movimento na Prefeitura, o qual está concentrado na parte da manhã. Já na parte da tarde, o movimento nas repartições públicas reduz consideravelmente. “Não tomamos a decisão de forma aleatória. Além de trabalhar em conjunto com o Sindicato, entidade que representa os servidores públicos municipais, levamos em conta atender o cidadão da melhor forma e acreditamos que disponibilizar o horário de almoço com todo o atendimento da Prefeitura disponível é uma forma de fazer isso”, explica o prefeito Renato Gama Lobo, fazendo referência ao fato de que, com o horário atual, não há atendimento durante o almoço, já que o funcionamento das repartições pública é das 8h às 12 h e das 13h30 às 17h.

Ainda de acordo com o prefeito, a redução da jornada de trabalho e os demais benefícios concedidos este ano são formas de valorizar o trabalho do servidor público. “Eles são responsáveis pelo bom andamento dos serviços públicos em nossa cidade. O que estamos buscando é que a valorização destes profissionais seja revertida em boa prestação de serviço à comunidade. Que a população se sinta bem atendida e em um prazo razoável. Queremos um modelo de trabalho que valorize o servidor”, salienta Gama Lobo.

Ganhos do servidor público em 2018:

- Reajuste no salário de 4%;

- Aumento no valor do vale-refeição de R$ 40. Valor total do vale passa a ser de R$ 390;

- Aumento da cota farmácia de R$ 70 para R$ 100.

Saúde

As unidades de Estratégia Saúde da Família, CAPS e o NASF não terão alteração no horário de expediente. O Premir seguirá o novo horário, das 8 às 14h, mas será mantido o mesmo número de consultas e atendimentos, ou seja, não haverá prejuízo no atendimento aos munícipes.