Conferência de Educação discute Plano Municipal de Educação

26/04/2018 - 13h:30m

A III Conferência Municipal de Educação terminou ontem (25), com mais de 170 participantes, incluindo professores, pais e demais interessados na educação. O objetivo do evento, que debateu o atual Plano Municipal de Educação, foi avaliar as ações, construir diretrizes e discutir e propor novas metas na perspectiva da implementação do sistema de Ensino.

A ação, que teve como tema “Qualidade Social da Educação Escolar”, envolveu não apenas a rede municipal, mas também a rede estadual, particular e federal de São Francisco do Sul.

Na parte da manhã, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Graça, os participantes da Conferência foram divididos, para discussão em menores grupos, em eixos educacionais:

Eixo I: O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação;

Eixo IV: Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão;

Eixo II: Qualidade, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais;

Eixo VI: Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: Cultura, Desporto, Ciência, Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Inovação;

Eixo III: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;

Eixo V: Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão;

Eixo VIII: Financiamento da educação: Gestão, Transparência e Controle Social;

Eixo VII: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde.

Já na parte da tarde ocorreu o momento mais esperado da Conferência: a Plenária. Todos os eixos estudados e debatidos em pequenos grupos foram explanados no Cine Teatro X de Novembro e discutidos entre todos os participantes. Foi analisado, de acordo com as metas da educação, o que precisa ser reajustado, formulando então o novo Plano Municipal de Educação, com modificações votadas e acordadas entre os participantes.