5 mil doses de vacina contra a gripe foram aplicadas no sábado

14/05/2018 - 10h:51m

O Dia D vacinação contra a gripe, que ocorreu neste último sábado (12), nas Unidades Básicas e ESF´s, teve o resultado esperado pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram aplicadas 5 mil doses, o que ampliou em 10% (de 39% para 49%) a cobertura de imunização para a campanha deste ano. A previsão é a de que a meta seja alcançada até 01 de junho, último dia da campanha.

Dentre o público-alvo (prioritário), a Secretaria ressalta que ainda falta adesão maior por parte dos professores e crianças menores de 5 anos. Compõem o público prioritário: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina.

Mitos e verdades sobre a vacina:

Mito: É possível pegar a gripe pela vacina?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

Verdade: É preciso tomar a vacina todos os anos?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

Mito: Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

Verdade: Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidado para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

Verdade: A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Mito: A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras maneira importantes que ajudam na prevenção: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe; manter a sua casa bem arejada.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde