Plano de Mobilidade é debatido em audiência pública

16/05/2018 - 21h:08m

A noite de quarta-feira (16), foi produtiva para entidades e cidadãos que participaram da segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de São Francisco do Sul. Desde o ano passado, seminários temáticos estão sendo realizados para tratar de questões pontuais do plano. Na noite de hoje, as questões foram discutidas com a população presente.

Segundo o gerente do Escritório de Projetos da Prefeitura e coordenador da comissão técnica do Plano de Mobilidade, Leonardo Antunes Menegotto, o objetivo do plano é aumentar a eficácia do deslocamento das pessoas e das cargas no meio urbano. “Como resultado, nós temos então a melhora da qualidade de vida das pessoas e o aumento da produtividade econômica de nossas cidades”, afirmou.

Esta segunda audiência do Plano de Mobilidade teve como objetivo apresentar os dados coletados nas etapas anteriores, além de começar a definir quais serão as prioridades para a mobilidade urbana do Município. “Nós estamos agora caminhando para a sexta etapa do plano. No total, são oito etapas que devem ser cumpridas.”

Na segunda parte do evento os participantes foram divididos em grupos para debaterem sobre o tema: "Como será envelhecer na cidade ao atingir 80 anos?" Após a discussão apresentaram suas ideias. No entanto, Leonardo ressaltou que a participação da comunidade ainda está baixa. "Esperávamos uma maior representatividade da população na audiência pública. Tratamos de temas importantes para o futuro da cidade. A participação dos moradores é fundamental".

O Plano de Mobilidade Urbana é desenvolvido pela Prefeitura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e, claro, com o envolvimento da comunidade.