Município se prepara para Semana do Meio Ambiente

23/05/2018 - 15h:31m

O mês de junho será um pouco mais verde em São Francisco do Sul. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará entre os dias 3 e 9 de junho a Semana do Meio Ambiente. A programação está repleta de palestras, oficinas, seminários, entrega de mudas, mutirão de limpeza e, para iniciar, no dia 3, às 8h30, a Caminhada Internacional da Natureza no Parque Estadual do Acaraí, ação realizada em parceria com o IFC - Instituto Federal Catarinense. Ainda no domingo, acontece atividade voltada para as crianças no Cine Teatro X de Novembro, com apresentação de filme às 15h e, também, às 18h.

Após os eventos do domingo, a Semana do Meio Ambiente será oficialmente aberta na segunda-feira (4), em uma cerimônia no Cine Teatro X de Novembro. O evento inicia às 8h com o credenciamento dos participantes. Às 9h30 será feita a apresentação “Sra. Natur Eza”, seguida da palestra sobre a sustentabilidade no mundo corporativo, às 10h. Já durante a tarde, às 14h, no Aterro Babitonga, acontece a EcoFeira com a troca e cabide sustentável, entrega de mudas, Ação Toninhas e a oficina de reaproveitamento de alimentos. Em caso de chuva, a feira será realizada no Terminal Marítimo de Passageiros.

Para o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, na Semana será discutida, principalmente, a questão dos resíduos sólidos. “Nós já sabemos que o Município arrecada apenas 9% da reciclagem. Nós precisamos discutir esse assunto na cidade, pois além de afetar diretamente nos custos com a destinação para aterros sanitários, tem muito lixo que pode se tornar luxo em São Francisco do Sul”, ressaltou.

Para participar da Semana do Meio Ambiente é necessário realizar a inscrição por meio do link: http://deepviewer.info/SFS/SMA/index.php/login. Também é necessário se inscrever para a Caminhada pelo site do EcoBooking: https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=jf8xzcyb1rhex1zvpo8g. O limite da Caminhada é de 200 participantes, e, até agora, já são 163 inscritos.

Confira a programação completa:

03/06 Domingo

- 8h30 - Caminhada Internacional da Natureza;

Local: Parque Acaraí

- 15h e às 18h - Exibição de filme infantil;

04/06 Segunda-feira

- 8h - Credenciamento;

- 9h - Abertura Oficial;

- 9h30 - Apresentação “Sra. Natur Eza”

- 10h - Palestra “A Sustentabilidade no Mundo Corporativo” - Tetra Pak;

Local: Cine Teatro X de Novembro

- 14h - EcoFeira, Troca e Cabide Sustentável, Entrega de mudas e Ação Toninhas/Univille, Oficina de reaproveitamento de alimentos/EPAGRI;

Local: Aterro Babitonga

05/06 Terça-feira

- 8h30 - Apresentação “Velho Teddy e Bruxa Teda”

- 9h - Ciclo de Palestras com a temática “Resíduos sólidos sobre a vida aquática e ecossistemas costeiros” Toninhas/PMP/Babitonga Ativa/Univille

- 14h - Visita ao Espaço Ambiental Babitonga/ Univille

Local: Espaço Ambiental Babitonga Univille;

- 19h - Exibição de documentários ambientais/Apresentação de Bandas

06/06 Quarta-feira

- 8h30 - Apresentação “Cantigas de Angola” Contra Mestre Marcelo;

- 9h - Palestra “A sustentabilidade do individual ao global - Qual é a realidade atual? Dra. Simone Romounoulou;

- 10h15 - Painel Empresarial e Projetos desenvolvidos de Educação Ambiental;

- 14h- Oficina ReciclArte - SMMA

Local: Parque Ecológico

- 14h -Mutirão de Limpeza Praia Grande -

Monitoramento Mirim Costeiro/ Garopaba, SC

Local: Praia Grande

07/06 Quinta-feira

- 8h - Apresentação Aldeia Indígena Yvi D’Ju

- 8h15 - “Diálogos Patrimoniais” - Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul;

- 10h15 - Navegando pela Babitonga- SMMA

Local: Baía Babitonga

-18h às 21h - Programação Câmara Temática Canal do Linguado;

08/06 Sexta-feira

- 8h30 - Apresentação “Instituto Porta do Sol”;

- 9h- Painel de Encerramento, Agenda Ambiental: São Francisco do Sul 2050;

- 14h- Seminário “Projetos em Educação Ambiental, edital 002/2015;

Local: Auditório Museu Histórico

09/06 Sábado

- 8h30 - Mutirão de Limpeza da Baía Babitonga,

Encerramento da Semana com banda e feira;

Local: Aterro Babitonga.