Plano para Taxa Ambiental é apresentado à imprensa

08/06/2018 - 17h:13m

Em coletiva à imprensa nesta tarde de sexta-feira, no gabinete do Executivo, foi apresentado o plano para implantação da Taxa de Proteção Ambiental (TPA). De acordo com os estudos socioambientais e turísticos na última temporada, 66% dos visitantes entrevistados não se opõem a pagar a TPA durante a estadia em São Francisco. Em relação ao comerciantes ouvidos, 81% são a favor.

A referida taxa tem por finalidade custear, principalmente, a estrutura ambiental, durante a temporada, período em que mais de dois milhões de pessoas passam pelas praias de dezembro a março. Neste cenário, as despesas com os serviços públicos são altíssimos e a Prefeitura tem dificuldades em realizar tudo o que é necessário.

“Nossos estudos apresentam um déficit de investimentos no montante de R$ 80 milhões, para que possamos ter uma estrutura sustentável adequada e que venha garantir a qualidade de vida, tanto dos moradores quanto dos visitantes. Por isso a necessidade da TPA, que oportunizará a fonte de recursos da qual São Francisco precisa”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath.

“Com a TPA, queremos, a exemplo de outros lugares, como Bombinhas e Fernando de Noronha, garantir primeiramente a preservação da nossa maior riqueza, que é a biodiversidade ecológica. E, por conseguinte, ter um turismo qualificado, sustentável, que gere receitas e empregos sem degradar o seu patrimônio natural”, enfatiza o Prefeito Renato Gama Lobo.

Na ocasião, o Prefeito assinou a convocação para a audiência pública, que irá apresentar o projeto à população, e que será no próximo dia 03 de julho, às 19h, no Cine Teatro X de Novembro.