Mutirão de cirurgias de catarata é realizado no HMMNSG

11/06/2018 - 11h:19m

Na manhã de hoje (11), teve início no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) mais uma edição do mutirão de cirurgias de catarata. Na ação, que é de extrema importância para o Município e para a população francisquense, serão realizados 60 procedimentos entre hoje e amanhã (12).

Os pacientes passaram por três etapas antes da cirurgia: mapeamento, atendimento e definição de pessoas aptas. Após a cirurgia, eles terão o último acompanhamento que será o pós-cirúrgico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje a doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.

Entre os 60 pacientes atendidos, Wilson Grellmann, 63 anos, estava há cerca de seis meses na fila. “Sei que tem gente que fica mais tempo na fila, mas sinto que fui abençoado. Estou muito ansioso para fazer a cirurgia, quero fazer logo e sair bom, pois ainda me sinto jovem”, afirmou.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde