Semana do Meio Ambiente inicia com mutirão de limpeza na Baía Babitonga

12/06/2018 - 13h:59m

A Semana no Meio Ambiente já começa com uma ação muito importante para a Ilha: o mutirão de limpeza na Baía Babitonga. A ação inicia às 8h30 com várias entidades envolvidas: Associação de Surf, Prainha Escola de Surf, Univille, Projeto Toninhas, Babitonga Ativa, Projeto de Monitoramento de Praias, Coletivo Ação de Limpeza Voluntária de Mangues, Praias e Rios de Joinville, Oceano, Polícia Ambiental, Bombeiros Voluntários e Marinha. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente também espera a participação da população em geral.

A realização da limpeza começa com caiaques e stand up paddles que irão retirar o lixo da Baía. Enquanto isso, uma equipe ficará nos barcos para coletar e levar até o aterro da Babitonga. Lá, o lixo será segregado em o que pode ser reciclado e o que não tem mais reaproveitamento.

Para o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, a Baía Babitonga tem sua importância única para São Francisco do Sul. “Nossa Baía, além de abrigar um ecossistema com rica biodiversidade, é local de preservação das toninhas, que estão em risco de extinção. Uma das principais causas é justamente a contaminação das águas”, afirmou.

Gabriel também ressaltou que na Babitonga ocorre o encontro da água doce do rio com a salobra do mar, o que a faz ser rica também em nutrientes e matérias orgânicas. “Por esses e muitos outros motivos essa ação de limpeza é importante para o Município. Todos devem estar envolvidos para participar e se conscientizar não apenas na Semana do Meio Ambiente, mas todos os dias”.

Para fechar a ação, às 12h, terá muita música com a banda São Chico Groove, no Mercado Municipal. O mutirão é o primeiro evento da Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 16 a 24 de junho.

Confira toda a programação:

Dia 16/06 – Sábado

8h30 – Mutirão de Limpeza na Baía Babitonga;

12h – Apresentação com Banda e Feira;

Local: Aterro Babitonga

Dia 17/06 – Domingo

8h30 – Caminhada Internacional da Natureza/IFC;

Local: Parque Acaraí

Dia 18/06 – Segunda-feira

8h – Credenciamento;

9h – Abertura Oficial;

9h30 – Apresentação Sra. Natur Eza;

10h – Palestra – A sustentabilidade no Mundo Corporativo – Treta Pak;

Local: Cine Teatro X de Novembro

14h – Ecofeira, Troca e Cabide Sustentável, Entrega de Mudas e Ação Toninhas/Univille, Oficina de Reaproveitamento de Alimentos/EPAGRI;

Local: Aterro Babitonga

Dia 19/06 – Terça-feira

8h – Apresentação Aldeia Indígena Yvi D’ju;

9h – Palestra – A sustentabilidade do Individual ao Global – Qual a realidade atual? – Dra. Simone Romounoulou;

10h15 – Painel Empresarial de Projetos de Educação Ambiental;

19h – Exibição de Documentários Ambientais/ Apresentação de bandas;

Dia 20/06 – Quarta-feira

8h30 – Apresentação Velho Teddy e Bruxa Teda;

9h – Ciclo de palestras com a temática: Resíduos Sólidos sobre a vida aquática e ecossistemas costeiros;

14h Oficina ReciclArte – SMMA;

Local: Parque Ecológico

14h – Visita ao Espaço Ambiental Babitonga/Univille;

Local: Espaço Ambiental Babitonga

Dia 21/06 – Quinta-feira

8h – Apresentação Cantigas de Angola – Contra Mestre Marcelo;

8h15 – Diálogos Patrimoniais – Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul;

10h15 – Navegando Pela Babitonga – SMMA;

Local: Baía Babitonga

14h – Seminário - Projetos de Educação Ambiental, edital 002/2015;

Local: Auditório do Museu Histórico

Dia 22/06 – Sexta-feira

14h – Mutirão de Limpeza Praia Grande – Monitoramento Mirim Costeiro/Garopaba, SC;

Local: Praia Grande

Dia 24/06 – Domingo